07.03.2018
Encruzilhada do Sul está em situação de emergência
O município de Encruzilhada do Sul decretou situação de emergência, na quarta-feira, dia 21 de Fevereiro de 2018. De acordo com o Coordenador Municipal de Defesa Civil, e também Secretário de Obras, Jorge André Barra Cardoso, juntamente com o Gabinete de Emergência formado por membros da EMATER, Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, Secretaria de Transportes, CORSAN e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o prejuízo estimado em Encruzilhada do Sul é de R$ 147.226.220,60.

Além dos prejuízos financeiros, a Defesa Civil Municipal informa que muitas famílias já estão sendo atingidas pela falta d’água para o consumo humano, e dessedentação dos animais. Bem como na cultura de subsistência, o que afeta diretamente 80% das famílias do nosso Município, que são pequenos produtores rurais e trabalham no sistema de Agricultura Familiar.

O município de Encruzilhada do Sul aguarda a homologação do Estado, reconhecimento do Ministério e a integração que deve se dar em 20 dias independente do reconhecimento Federal. Com a decretação do Prefeito os produtores que tiveram prejuízos estão habilitados para requerer as negociações junto aos órgãos financeiros (bancos). A expectativa da Defesa Civil é que os danos humanos e ambientais possam ser agravados nos meses de Março e Abril próximos.

Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Rádio Encruzilhadense/Comunicação Prefeitura de Encruzilhada do Sul