21.11.2017
Governo vai investir R$ 17 milhões na compra de leite de agricultores
O governo federal vai investir cerca de 17 milhões de reais na compra de leite em pó de cooperativas de agricultores familiares. A compra será realizada por meio da modalidade Compra Direta do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA. A ação tem o objetivo de minimizar a queda do preço do leite em pó que ocorreu nos últimos meses por conta da grande importação do produto vindo do Uruguai. A aquisição é resultado de uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Social e da Agricultura.

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, destaca que a compra dos produtos da agricultura familiar também é uma forma de combater a pobreza na zona rural e ressalta o compromisso do governo federal em realizar esta aquisição ainda este ano.

Segundo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, 38 cooperativas de pequenos agricultores em todo o país têm o perfil para participar da chamada pública. Cada uma poderá comercializar até 500 mil reais.

A expectativa é de que o edital de chamada pública seja lançado nos próximos dias pela Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab. O leite adquirido será destinado à população em situação de insegurança alimentar e nutricional e às pessoas atendidas pelas redes socioassistencial e pública e filantrópica de ensino, além de bancos de alimentos e restaurantes populares. O produto também pode ser utilizado para compor as cestas de alimentos distribuídas a grupos específicos em situação de vulnerabilidade social.

Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Rádio Encruzilhadense/Comunicação MDS