17.01.2017
Prefeito Artigas se manifesta CONTRA a extração de minério no Rio Camaquã

Na última semana, aconteceu no Sindicato Rural, uma reunião sobre o grande projeto da Votorantim Metais e um Grupo Canadense para a mineração na região conhecido como Minas do Camaquã, que pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente, atingindo diretamente o Rio Camaquã. A luta contra o projeto de mineração de chumbo, zinco e cobre em Caçapava do Sul, às margens do rio que é uma das raras áreas ainda preservadas do Bioma Pampa, está mobilizando as comunidades de várias cidades da região que questionam possíveis impactos ambientais e sociais com a efetivação do empreendimento.

Na ocasião o Prefeito Artigas Teixeira da Silveira e o Secretário de Agricultura Jorge André Barra Cardoso, estavam representando o Executivo Municipal. O Prefeito Artigas salientou que zela pelo meio ambiente que é 100% CONTRA a instalação do projeto de mineração, que o Executivo é parceiro para lutar contra esse empreendimento. Disse ainda, que o partido dele é o município e demais envolvidos prejudicados.

Encruzilhada do Sul se engajou nesta luta formando um Comitê para representar a comunidade contra a mineração que poderá atingir o município, com o objetivo de divulgar e colher assinaturas, para que se consiga através dessas medidas uma Audiência Pública, desta forma o assunto será discutido oficialmente. A Comissão que irá representar o Executivo Municipal é formada pelo Secretário de Agricultura Jorge André Barra Cardoso, provimento efetivo de Agente Sanitário Ambiental Anderson Fontoura, cargo de provimento efetivo de Biólogo do Gabinete do Prefeito Municipal, Rodrigo Blumberg Azambuja e cargo de provimento em comissão de coordenadora de Inspeção de Origem Animal e Vegetal, Nilda Beatris Vieira.


Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Rádio Encruzilhadense/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul