22.11.2016
Programa Profuncionário realiza formatura de três cursos


Na noite de sexta-feira passada, foi realizada no ginásio de esportes da Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros, a segunda formatura do Programa Profuncionário em Encruzilhada do Sul. Alunos de três cursos técnicos – Alimentação Escolar, Multimeios didáticos e Secretaria escolar, receberam seus diplomas sob os aplausos de familiares e amigos.

O Profuncionário é um programa do MEC (Ministério da Educação e Cultura). No município foi viabilizado através da parceria entre a Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros e Instituto Federal de Educação Sul-rio-grandense.

Podem participar do programa, que é gratuito, funcionários das redes de ensino municipal e estadual. O curso, com 1.680 horas (das quais 80% na modalidade a distância) teve início em novembro de 2014 e as aulas presenciais (uma vez por semana) foram realizados na Escola Borges de Medeiros.

A coordenadora do Profuncionário em Encruzilhada do Sul é a professora Andrea Freitas Rodrigues, cedida pela Secretaria Municipal de Educação. As tutoras de cada curso foram: Elizamar da Rosa Guterres (Multimeios didáticos), Edinete Pereira Simas (Secretaria escolar) e Patricia Freitas (Alimentação escolar). Ela foram convidadas pelas turmas onde trabalharam, para ser paraninfas.

A oradora da turma de Alimentação escolar foi Milene Vasconcelos. No curso de Secretaria escolar a função esteve com Jessica Sperb Paulo e Luciara Costa dos Santos representou os colegas de Multimeios didáticos.

Em sua manifestação, a oradora Jessica agradeceu ao IFSul e a Prefeitura pela oportunidade de realização do curso. Ela ressaltou que a iniciativa possibilitou aos participantes dos três cursos, o aperfeiçoamento profissional, sem qualquer custo.
Os formandos já trabalham em escolas das redes estadual (Borges de Medeiros, Normal, Mariano da Rocha, CETEC, Carlos Corrêa e 19 de Julho) e na rede municipal (Anjo da Guarda, Bibiano Batista e Dom João VI e EMEIs).

Na solenidade de formatura o IFSul esteve representado pelos professores Jorge Luis Rocha Borges e Sandro Barros. A prefeita Laíse Gorziza de Souza foi representada pela secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Oliveira Pogozelski e a secretária adjunta Lisiane Castro (Popoca). Confira a relação de formandos:
MULTIMEIOS DIDÁTICOS: Beti Cristiane da Silva Soares, Denise da Silva Meneses, Elke Ebert, Eni Nara Antunes Borba, Fátima Rozanea da Silveira Ribeiro, Ivana Batista da Rosa e Souza Joseane Santos Silveira, Lisiane Rosa dos Santos, Luciara Costa dos Santos, Maria da Glória Silveira, Maria Estela dos Santos Barbosa, Marisa da Cunha Escouto, Rosilene Carvalho Castro e Vanusa da Silva Almeida.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: Amilci dos Santos Pureza, Clarisse Freitas Fraga, Claudete Peixoto Franco, Débora de Oliveira Kramer, Eliane Teresinha da Silveira, Fátima Rosane Pereira Ferreira, Gisele Melo Cardoso, Lidiane Luz Vareira, Maria Isabel da Luz Noronha, Maria Lúcia Coelho, Maria Margarete de Oliveira Braga, Milene Vasconcelos Rodrigues, Rita de Cássia Rodrigues Caregnato, Sandra do Val Escouto, Selma Maria Barreto, Valkíria dos Santos Sampaio e Zeni Brasil Dutra.

SECRETARIA ESCOLAR: Ana Cecília Fialho Prestes, Edilson Miguel de Oliveira Teixeira, Itatiane Machado de Freitas, Jessica Sperb Paulo, Juliane de Castro Souza, Jussara Melo Grandini, Lia Marizete Souza da Luz, Loreci Cardoso da Silveira, Lourdes Eliane Corrêa da Silveira, Marizethe Moura de Vasconcelos, Michele Rosa Guterres, Rosimari Corrêa Rodrigues e Sonia Oliveira Marques.


Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Rádio Encruzilhadense/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul