02.08.2016
Escola do TCE-RS capacita mais de 2,4 mil servidores no 1º semestre
A Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou, no primeiro semestre de 2016, 28 eventos de capacitação voltados aos jurisdicionados e à sociedade, alcançando um público de mais de 2.400 participantes.

Inaugurada em 2003, a ESGC é o setor do TCE-RS responsável pela capacitação de agentes integrantes do corpo técnico do Tribunal e dos órgãos e entes jurisdicionados, nas esferas Estadual e Municipal, além de outros segmentos da sociedade.

Também no primeiro semestre deste ano, as ações internas de ensino promovidas pela Escola tiveram 1.250 participações. Os cursos envolvem temas variados como processo civil, sindicância e processo administrativo disciplinar, aquisições e contratações públicas e gestão da qualidade.

Como explica o diretor da ESGC, o auditor público externo Eduviges Rogério de Souza, “as ações de educação da Escola são planejadas e executadas conforme apontamento das necessidades constatadas pela Auditoria e também pelas solicitações dos próprios jurisdicionados. Contamos também com a colaboração dos servidores mais especializados nas matérias tratadas”.

De acordo com Eduviges, por esses fatores e pela qualidade do corpo técnico-docente, a percepção das reais necessidades dos jurisdicionados, e o planejamento das ações, é que a Escola alcançou uma média de 9,2 nas avaliações dos capacitados pelo órgão nos últimos seis meses. Todos os participantes dos cursos promovidos pela ESGC recebem um formulário após o término da capacitação, em que atribuem notas aos seguintes critérios: cumprimento do conteúdo programático, carga horária, aplicação do conteúdo no dia-a-dia, domínio do tema, didática e postura do instrutor, adequação do ambiente, material e equipamentos utilizados.

Dos 2.465 participantes dos cursos externos, 35% realizaram capacitações na modalidade à distância. Para o diretor, a vantagem do ensino a distância (EaD) é, “além da dispensa de espaço físico para realização dos cursos, a redução de custos com deslocamento, tanto pelos servidores do TCE-RS quanto pelos jurisdicionados”, uma vez que não há necessidade de pagamento de diárias e outros custos de viagens.

A tendência do EaD é crescente nas instituições de ensino brasileiras, e reflete a realidade do mundo contemporâneo, que exige flexibilidade do profissional. Outra conveniência da modalidade é a variedade de ferramentas de aprendizado que podem ser aplicadas. “O ambiente virtual de aprendizagem do Tribunal de Contas dispõe de vídeos, infográficos e conteúdos sistematizados, que permitem a revisão, download e também a troca de conhecimento e experiência em um tempo estendido entre os participantes, que potencializam o aprendizado além do possível em uma atividade presencial. Muitos cursos voltados para o público externo envolvem instrumentalização para operação de sistemas que o TCE desenvolve e disponibiliza aos jurisdicionados, e as ferramentas do EaD se adequam perfeitamente a estas necessidades”, explica o auditor.

Para o segundo semestre, a Escola já programou atividades que visam aperfeiçoar o quadro de servidores do Tribunal de Contas e seus jurisdicionados. O calendário inicia no próximo dia 10, com a realização do seminário sobre o artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Já no dia 12, o TCE-RS sedia o VI Encontro Nacional Sobre Controle e Gestão, em parceria com o Instituto de Pesquisa Gianelli Martins (IPGM). Os próximos eventos, com datas ainda a ser confirmadas, deverão abordar assuntos como licitações e contratos e gestão pública.

A Escola conta, ainda, com o setor de Biblioteca, cujo acervo é composto por mais de nove mil livros e 500 mil normas municipais, entre outras publicações. Nos primeiros cinco meses de 2016, a Biblioteca realizou 2.700 empréstimos de livros, alcançando uma média de 548 por mês. O acervo está disponível para ser consultado pelo público externo, mas a retirada de materiais é permitida somente aos servidores do TCE-RS. Para consultar as publicações disponíveis, clique aqui (http://portal.tce.rs.gov.br/siabi/Telas/w_busca_rapida.php).

Para saber mais sobre a Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena, acesse a página no site do TCE-RS, clicando aqui (http://www1.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/tcers/institucional/esgc/a_escola).



Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - TCE-RS