10.05.2016
Posto para coleta do lixo eletrônico estará disponível no dia 28

A primeira edição da coleta municipal de lixo eletrônico será realizada no próximo dia 28 de maio (sábado), entre 9 e 17 horas. O secretário municipal de Obras, Alvino Silveira Machado, explica que haverá um caminhão estacionado na frente da Câmara de Vereadores, onde as pessoas devem depositar o material. O projeto da Prefeitura tem como parceira a empresa Natusomos, sediada em Horizontina.

Criada em 2013, a Natusomos é uma das poucas empresas estabelecidas no Rio Grande do Sul, direcionada ao ramo do lixo eletrônico. O material recolhido em Encruzilhada do Sul será levado para Horizontina, onde a Natusomos fará o desmonte e a descaracterização das peças, sendo encaminhado, posteriormente, para usina ou empresas que fazem a reciclagem.

Alvino Machado mostra que a Natusomos conta com licença ambiental do Ibama, e também concede aos parceiros (no caso a Prefeitura de Encruzilhada do Sul), o certificado de aprovação da destinação correta do lixo eletrônico. Ele cita que o projeto, além de disponibilizar aos encruzilhadenses a possibilidade de descartar o lixo eletrônico da forma correta, não tem custos financeiros para o Executivo.

CONFIRA O MATERIAL CONSIDERADO LIXO ELETRÔNICO: ADSL, aparelhos de DVD, baterias, caixas de som de micro, calculadoras, celulares/carregadores, central telefônica, CPU, estabilizadores, fax, fios/cabos, fontes de micro, HD, impressoras, modem, monitores, mouse, no-break,notebook, pilhas, placas diversas, roteadores, scanners, servidores, teclados, telefones antigos/novos, TV, unidade CD/DVD, unidade de disquete e vídeo cassete.


Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Rádio Encruzilhadense/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul