02.05.2016
Vacinação contra a gripe A vai até o dia 20 de maio
Todos os ESFs estiveram abertos no último sábado, dia 30 de abril, para aplicar a vacina contra a gripe A, que também esteve disponível na Unidade Móvel de Saúde, estacionada na frente do ESF na Avenida Rio Branco. Trata-se do Dia D, mobilização que foi realizada em todo o Brasil.

Em Encruzilhada do Sul a meta é vacinar 7.776 pessoas. Desde a abertura da campanha, que vai até 20 de maio, já foram vacinadas cerca de 2.500 pessoas.

Além dos pontos de vacinação na zona urbana, esta semana a Secretaria Municipal de Saúde começou a deslocar equipes para a zona rural. Entre os dias 3 e 16 de maio, as equipes terão percorrido todo o interior do município.

Integram o grupo prioritário pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade – o que incluiu adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e funcionários do sistema prisional. Também devem receber as doses, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência (PCd).

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VACINA

Quais são as contraindicações? A vacinação não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo e seus derivados ou a algum componente da vacina. Também é contraindicada para portadores de doença aguda ou que tenham apresentado reações após a vacinação em anos anteriores.

Quais são os efeitos colaterais? Os efeitos adversos relacionados à aplicação da vacina tendem a ser leves e diminuir após cerca de 48 horas. Vermelhidão na pele, dor ou endurecimento do local da aplicação, febre, mal-estar e dores musculares.

A vacina da gripe A protege contra todos os tipos de gripe? A gripe é causada pelo vírus influenza. Os tipos mais preocupantes no momento são o influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B, aos quais a vacina se destina. Não há proteção contra os outros tipos de vírus. O paciente que tomar a dose contra a gripe A poderá desenvolver outros tipos de infecções respiratórias, como resfriados.

Quando a dose começa a fazer efeito? Em média, após 15 dias.

Quanto tempo dura a imunização: Depende de cada pessoa, variando entre seis e doze meses. Idosos perdem imunidade mais rapidamente.

Se eu tomei a vacina no ano passado, preciso tomar novamente? Perdem-se anticorpos ao longo de um ano, mas quem tomou a dose no ano passado ainda pode ter retido alguma parcela de imunidade. O ideal é fazer a vacina anualmente porque os tipos de vírus influenza circulantes podem não ser os mesmos de um ano para o outro.

Devo me vacinar quando estou gripado? Em casos de febre aguda ou moderada, recomenda-se esperar a melhoria do quadro.

Porque as crianças menores de seis meses não podem receber a vacina? Porque elas não possuem um sistema imunológico competente para a dose. A proteção dessas crianças é feita por meio da vacinação das gestantes, que passa os anticorpos ao filho pela placenta.


Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Rádio Encruzilhadense/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul