28.03.2016
Vandalismo: placas de trânsito são danificadas
Seguidamente o município precisa recuperar ou substituir completamente, diversas placas de trânsito as quais são danificadas pela ação de vândalos. Algumas chegam a ser arrancadas do solo. Conforme o secretário municipal de Obras, Alvino Silveira Machado, normalmente os danos ocorrem com mais frequência aos finais de semana. Ele apela à comunidade para que ajudem na conscientização da população em geral na conservação das placas.


Alvino recorda que as placas são necessárias para a segurança no trânsito. “Quando os vândalos investem contra estes dispositivos, causam danos ao patrimônio público. “A destruição de placas de trânsito gera um custo extra ao município na sua recuperação. Além disso prejudica a mobilidade urbana, causando transtorno ao trânsito. Uma placa de sinalização é garantia de segurança para quem trafega por uma rua. Ela é implantada para o bem de todos e deve ser preservada” destaca o secretário. Cada placa custa cerca de R$ 85,00 e cerca de 50 precisaram ser substituídas recentemente.


CRIME PREVISTO NO CÓDIGO PENAL

Conforme o artigo 163 do Código Penal, vandalismo é crime e a pena pode variar de seis meses a três anos de detenção e multa. Ao presenciar um ato de vandalismo, onde o bem público esteja sendo depredado, a população pode fazer a denúncia para a Brigada Militar através dos telefones 190 ou 3733 1253.




Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Rádio Encruzilhadense/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul