17.01.2016
Município intensifica prevenção ao Aedes aegypti
Coordenados por João Benedito Moraes de Freitas, uma equipe de nove funcionários do setor de endemias do município, vem intensificando as ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti na cidade. A picada deste mosquito pode transmitir a dengue, zika e chikungunya. João Benedito explica que estão sendo instaladas 70 armadilhas em vários locais da zona urbana de Encruzilhada do Sul. A armadilha permite verificar a existência ou não do Aedes no município. Atualmente não existe registro oficial do mosquito em Encruzilhada do Sul.

Na manhã da última quarta-feira, o prefeito em exercício, Marco Antônio Grandini (Boca da Sucam), juntamente com o secretário municipal de Saúde, Pedro Paulo dos Santos Soares e o coordenador de endemias, João Benedito, esteve no Alto da Rondinha, acompanhando a instalação das primeiras armadilhas.

Confeccionadas a partir de pneus velhos, as armadilhas contém água limpa e são fixadas a 80 cm do solo. Semanalmente os agentes verificam as armadilhas e, em caso da existência de larvas suspeitas, o material é recolhido e enviado para a 8ª Coordenadoria Regional da Saúde, sediada em Cachoeira do Sul. Na hipótese de confirmação da presença do Aedes aegypti no município, os agentes fazem a aplicação de larvicida e inseticida num raio de 300 metros da armadilha, em todas as direções.

“Além de nosso trabalho, precisamos contar com o auxílio da população nas ações preventivas ao mosquito Aedes”, destaca João Benedito, citando, por exemplo a necessidade de limpar os terrenos e não deixar água limpa e parada. Veja outras dicas de prevenção:

Não acumule pneus velhos. Se forem utilizados como brinquedo, devem ser furados ou cobertos para não acumularem água.
Feche caixas d’água, tonéis, barris e latões.
Trate a água das piscinas com cloro e limpe uma vez por semana. Se não estiver em uso, mantenha a piscina coberta.
Coloque areia nos cacos de vidro dos muros.
Troque diariamente a água do bebedouro de animais domésticos e faça, pelo menos, uma limpeza semanalmente.
Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos.
Latas de lixo devem ficar sempre bem fechadas. Evite acumular entulho e restos de obra.
Mantenha garrafas vazias com o gargalho para baixo.
Troque, a cada três dias, a água dos pratos dos vasos de plantas. Escove bem, para remover possíveis ovos de mosquito, e encha o prato com areia.

Reconheça as características do Aedes aegypti:
- Possui o mesmo tamanho de um mosquito comum
- É escuro e rajado de branco.
- Só pica as pessoas durante o dia.
- A fêmea fixa seus ovos nas bordas de recipientes com água parada.



Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Rádio Encruzilhadense/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul