17.01.2016
Abertura oficial da colheita da uva será em Encruzilhada do Sul
A fruticultura é um dos setores de maior expressão na economia do município, sendo que a uva vem obtendo crescente destaque, tanto através dos investimentos feitos por grandes empresas como por pequenos produtores. Atualmente existem no município 600 hectares ocupados pela cultura, cujos frutos rendem vinhos e espumantes já premiados em vários dos mais importantes concursos no mundo.

A importância do município no setor fez com que este ano a abertura oficial da colheita da uva ocorra em Encruzilhada do Sul. O evento ocorre dia 5 de fevereiro a partir das 9 horas na Casa Valduga. A programação está sendo organizada em conjunto pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e Prefeitura. Já está confirmada a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori. A vindima também vai contar com a participação de secretários de Estado, deputados estaduais e federais bem como lideranças de vários setores de Encruzilhada do Sul e municípios da região.

Na quinta-feira, o prefeito em exercício, Marco Antonio Grandini (Boca da Sucam) esteve visitando a Casa Valduga, local escolhido pelo Ibravin para a vindima. Ele estava acompanhado pelos secretários de Agropecuária e Indústria e Comércio, Iberon Barros Gonçalves e Maria da Glória Oliveira Tuhtenhagen Lopes, respectivamente. Os representantes do Executivo Municipal foram recebidos pela agrônoma Cibele Medeiros.
Ela é encruzilhadense , responsável técnica pelo plantio em Encruzilhada do Sul e faz mestrado em Pelotas.



Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Rádio Encruzilhadense/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul