07.01.2016
Dia de Reis: tradição é mantida no município
Em Encruzilhada do Sul, a mais tradicional e antiga é desenvolvida por crianças e adolescentes, que bem cedo, saem às ruas para tirar reis. Eles andam em pequenos grupos. Com o rosto pintado, meninas e meninos costumam usar vestidos e ao chegar nas residências e empresas, cantam pedindo uma doação. Na despedida, também cantada, o grupo pede a proteção de Santa Bárbara ao donos da casa ou empresários.

No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi a ocasião em que os três reis magos (Baltazar, Gaspar e Melchior ou Belchior) levaram presentes a Jesus Cristo. De origem portuguesa, a manifestação foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização. Com o passar do tempo, em cada região ou município, a manifestação acabou adquirindo características diferenciadas.

Na tarde de ontem, quarta-feira, a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Nádia Nunes Soares e demais integrantes de sua equipe recepcionaram diversos grupos de crianças no centro da Praça Dr. Ozy Teixeira, as quais, mantendo a tradição, percorreram a cidade ao longo do dia 6, tirando reis. A Secretaria distribuiu doces e refrigerante para as crianças.


Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Rádio Encruzilhadense/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul