24.11.2015
CDL quer trazer cursos do SENAI para o município

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), se constitui numa excelente alternativa para as pessoas que buscam um curso profissionalizante,de qualidade comprovada. Na região o SENAI possui escola em Santa Cruz do Sul, no entanto algumas pessoas de Encruzilhada do Sul, por falta de recursos financeiros, não conseguem frequentar as aulas naquele município. “Foi pensando em possibilitar uma alternativa para estas pessoas, que buscamos junto ao SENAI, outras opções”, explica o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), José Antonio Carvalho de Freitas (Totonho). Ele revela que a alternativa viável no momento é a vinda ao município das carretas móveis do SENAI. Totonho mostra que atualmente o SENAI possui dezoito carretas que podem ser deslocadas para qualquer município gaúcho. “São carretas com toda a estrutura necessária para a realização de vários cursos. É como se o aluno estivesse numa das escolas do SENAI”, diz Totonho.

Na semana passada o agente de Relações com o Mercado, da FIERGS, Evandro Eidt, esteve em Encruzilhada do Sul, quando se encontrou com Totonho e mais dois diretores da CDL: Alvino Silveira Machado e Tiago Didoné. Na ocasião foram analisados os vários cursos disponíveis através das carretas do SENAI.
Posteriormente a diretoria da CDL se reuniu e escolheu alguns cursos que podem ser realizados em Encruzilhada do Sul ao longo de 2016, nas áreas de confecção, mecânica automotiva e construção civil. São cursos com, no mínimo 80 horas. “Estamos aguardando o retorno do SENAI que vai nos remeter o orçamento de cada curso e, posteriormente vamos buscar parcerias nas áreas pública e privada, tendo como objetivo disponibilizar aos encruzilhadenses os cursos ao menor custo possível”, destaca Totonho.

Os cursos solicitados são:

CONFECÇÃO
Básico de costura industrial
Modelagem industrial
MECÂNICA AUTOMOTIVA
Básico injeção eletrônica
Ferramentas de diagnóstico
CONSTRUÇÃO CIVIL
Construção em alvenaria
Instalador hidráulico
Assentador de placa cerâmica


Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: CDL Encruzilhada do Sul