25.08.2015
Ministro vai inaugurar Unidade de Sementes Crioulas
No próximo dia 3 de setembro o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, estará em Encruzilhada do Sul para inaugurar a Unidade de Sementes Crioulas da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil Ltda (Cooperfumos), localizada no Alto da Rondinha, ao lado da Secretaria Municipal de Transportes.

A Unidade de Beneficiamento de Sementes é uma das ações do Programa Mais Alimento, Menos Tabaco, que tem o patrocínio da Petrobras. Além de várias autoridades, cerca de 350 agricultores e agricultoras familiares (participantes do projeto), também estarão na inauguração.

A instalação da Unidade, onde foi aplicado cerca de R$ 1 milhão, tem apoio da Prefeitura Municipal, que cedeu à Cooperfumos a área de 5,7 hectares. Em maio de 2013 a prefeita Laíse de Souza liderou uma comitiva que esteve em Santa Cruz do Sul, visitando a estrutura da Cooperfumos. O objetivo foi conhecer o trabalho desenvolvido pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que incentiva e valoriza a agricultura camponesa, ao mesmo tempo que trabalha a produção de alimentos e energia, sem descuidar do meio ambiente.

Na ocasião a comitiva foi recebida pelo presidente da Cooperfumos, o encruzilhadense José Gilberto de Oliveira Tuhtenhagen, que confirmou a liberação de recursos para a instalação da Unidade de Sementes Crioulas em Encruzilhada do Sul. Desde então a prefeita Laíse de Souza revelou seu apoio à iniciativa. “Me apaixonei pelo projeto e enxergo nele a renda que nosso pequeno agricultor ainda não tem”, frisou a prefeita.

OBJETIVO É PRODUZIR SEMENTES PARA COMERCIALIZAÇÃO

Na Unidade de Encruzilhada do Sul os produtores serão incentivados a produzir sementes crioulas, ou seja, sementes tradicionais que não passaram por processos de melhoramento genético. O foco do projeto, afirma Gilberto Tuhtenhagen, é produzir para a comercialização. “Queremos implantar em Encruzilhada um novo modelo de agricultura”, enfatizou. A Unidade será responsável pela distribuição em todo o Estado.

Inicialmente serão incentivadas a produção em maior escala, de grãos como milho, feijão e pastagens. No projeto, além de a semente chegar com baixo custo ao agricultor, ele faz a correção da terra.

Outro objetivo da Cooperativa é realizar durante dois anos, um estudo para avaliar a viabilidade de instalação de uma fábrica de insumos agrícolas (biofábrica) no município.

PROGRAMAÇÃO
• 9h: Recepção das autoridades e caravanas
• 9h30min: Ato político de inauguração com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; gerente setorial de Programas Sociais, Adoniran de Carvalho Costa; e gestor de Contrato de Patrocínio, Marcos Firmino dos Santos.
• 10h30min: Abertura da Feira de Sementes e Produtos da Agricultura Camponesa
• 12h: Almoço
• 13h30min: Continuação da Feira de Sementes e Produtos da Agricultura Camponesa

Durante a tarde haverá plenárias, oficinas de recobrimento de sementes com pós de rocha, produção de mudas de batata doce, produção de mudas de cana de açúcar, adubos e caldas, plantas medicinais e sementes crioulas.



Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul