23.07.2015
Cultura gaúcha e homens ilustres de Encruzilhada foram tema de palestras
Divulgação
Duas palestras realizadas na tarde de sábado, integrando as atividades alusivas a Semana do Município, abordaram os temas Um Panorama da Cultura Gaúcha e Homens Ilustres de Encruzilhada do Sul. A primeira, sobre a responsabilidade do rio-grandino Bruno Martins Faria e a segunda com o encruzilhadense, escritor e poeta Antônio Bicca. Inicialmente, as palestras seriam realizadas no Clube Encruzilhadense. No entanto, a comissão organizadora da Semana do Município optou por transferi-las para o espaço da Feira do Livro, na Praça Dr. Ozy Teixeira.

Bruno Martins Faria, jornalista e especialista em História Social, baseou a palestra em seu livro intitulado Imagens do meu Rio Grande do Sul Antigo e seus vizinhos. Trata-se de uma compilação de mais de 400 imagens ligadas a lugares, fatos e personagens históricos do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e também do Uruguai Argentina e Paraguai.

Antes da fotografia, as imagens eram gravadas através de pinturas e desenhos. Parte do livro traz trabalhos em desenhos e pinturas de artistas famosos. Já as fotos são de autoria de Bruno Faria e de várias outras pessoas.

João Cândido Felisberto, Geraldino Silveira e o bispo Dom Feliciano Prates foram alguns dos personagens ilustres da história encruzilhadense cuja trajetória foi abordada por Antônio Bicca em sua palestra. O escritor ainda fez referência a erros históricos que são cometidos por alguns pesquisadores, os quais registram episódios sem antes verificar a autenticidade dos mesmos. Bicca ainda criticou a atitude de pessoas que não compartilham informações ou documentos históricos de relevância, com os pesquisadores.



Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul