16.07.2015
Debate reunirá jovens em Santa Cruz do Sul‏
Proporcionar um espaço democrático e oferecer oportunidade para os jovens se manifestarem sobre temáticas relevantes é o principal objetivo do projeto #JuventudeNaEstrada. A proposta é uma realização da Juventude do PMDB-RS com o apoio da Fundação Ulysses Guimarães (FUG). No próximo sábado, 18 de julho, às 14h, ocorre o segundo debate em Santa Cruz do Sul – que terá como temática as Políticas de Gênero na Juventude – com a participação da doutora em Ciência Política e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Mulher e Gênero – NIEM/UFRGS, Jussara Reis Prá. O encontro será na Câmara Municipal de Vereadores.

Ao todo, serão realizados 10 encontros macrorregionais que consolidam a participação dos jovens gaúchos na construção do posicionamento da JPMDB-RS em relação a assuntos que afetam a juventude gaúcha e brasileira.

Após a realização de cada encontro um mediador conduz as discussões para atingir um consenso em relação às idéias que serão parte integrante da carta da JPMDB-RS – documento norteador das ações e discursos da Juventude Peemedebista Gaúcha e defendida junto às lideranças partidárias, instituições governamentais e sociedade civil.

O presidente da JPMDB-RS, Beto Fantinel, destaca que a realização do #JuventudeNaEstrada é a concretização de um sonho. “Acredito em uma política de pautas, uma política onde possamos discutir amplamente as questões relacionadas à sociedade e possamos contribuir para melhorá-la”, destaca.

Em cada um dos dez encontros, um palestrante fará a introdução à temática do encontro, buscando provocar e embasar o debate, com exposição de estudos e dados sobre o tema. Após amplo debate dentre o público de cada evento, um mediador conduzirá as discussões para atingir um consenso em relação às ideias que serão parte integrante da carta da JPMDB-RS – documento oficial contendo o posicionamento do grupo sobre o assunto debatido.

O coordenador do #JuventudeNaEstrada e secretário-executivo da juventude estadual, Norton Soares, explica que a Carta será o documento norteador das ações e discursos da Juventude Peemedebista Gaúcha e defendida junto às lideranças partidárias, instituições governamentais e sociedade civil.

O presidente da FUG/RS, João Alberto Machado, destaca que esses eventos permitem que os jovens expressem suas opiniões para que juntos possam construir posicionamento e mudanças políticas no Partido e na sociedade. Desta forma, para ele “os eventos auxiliarão na oxigenação no PMDB e na busca por novas lideranças de nosso Estado”.

O encontro de Santa Cruz do Sul compreende as regiões do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Centro Serra e Grande Soledade.

Fotos: Galileu Oldenburg no evento realizado em São Pedro do Sul

Roteiro do #JuventudeNaEstrada

2º Encontro: “Políticas de gênero da juventude”. Santa Cruz do Sul, 18 de julho.

3º Encontro: “Passe livre”. Barra do Ribeiro, 15 de agosto.

4º Encontro: “Políticas de acesso à Educação”. Gramado, 22 de agosto.

5º Encontro: “A juventude no movimento estudantil”. Santo Ângelo, 12 de setembro.

6º Encontro: “Participação e influência da juventude na política”. Carazinho, 03 de outubro.

7º Encontro: “A influência e participação da juventude nos governos”. Novo Hamburgo, 17 de outubro.

8º Encontro: “A juventude e a comunicação nas redes”. Pelotas, 07 de novembro.

9º Encontro: “Mortalidade e extermínio da juventude: violência, drogadição e inclusão social”. Porto Alegre, 21 de novembro.

10º Encontro: “políticas estaduais de juventude”. Tramandaí, 05 de dezembro.



Onde já aconteceu

O primeiro evento do projeto #Juventude na Estrada foi realizado com sucesso na cidade de São Pedro do Sul, no dia 04 de julho. Na ocasião, jovens de 21 municípios tiveram a oportunidade de se manifestar, em grande debate, sobre o polêmico tema da redução da maioridade penal. O debate da juventude presente no evento aconteceu logo após a exposição dos painelistas, a advogada Renata Esmeraldino, que é Ouvidora da Secretaria de Segurança Pública do RS, e o advogado Robson Zinn, que é Presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Econômico do Rio Grande do Sul.


Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Juventude do PMDB do Rio Grande do Sul