16.06.2015
Lideranças dos Vales contribuem com sugestões ao Sebrae/RS
Divulgação/PM/RE
Qualificar a gestão das propriedades rurais, estimular a formalização dos empreendedores do comércio, mapear as oportunidades e necessidades da cadeia da indústria regional e aperfeiçoar os serviços de beira de estrada. Essas foram algumas das oportunidades sugeridas no último dos nove Encontros de Lideranças realizado pelo Sebrae/RS na última sexta-feira, dia 12, em Santa Cruz do Sul. Conduziram os trabalhos o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual, Carlos Rivaci Sperotto, diretoria executiva e equipe técnica da instituição.

O evento reuniu mais de 50 líderes e representantes de instituições do Vale do Taquari e Rio Pardo. Representando Encruzilhada do Sul, lá estiveram o presidente da CDL, José Antonio Carvalho de Freitas (Totonho), a secretária de Indústria Comércio Mineração e Turismo, Maria da Glória Oliveira Tuhtenhagen Lopes e o presidente do Sindicato Rural, Roberto Bruno Brito. O encontro servirá para nortear as ações da instituição para os próximos quatro anos com o objetivo de alavancar bons resultados para as micro e pequenas empresas (MPE) do Estado. As sugestões de todos os encontros servirão para promover uma revisão das estratégias regionais de atuação do Sebrae/RS estabelecidas no Planejamento Plurianual (PPA) 2015-2018, visando o alinhamento com as oportunidades e necessidades de cada região. As contribuições dos participantes também servirão como subsídio para o PPA 2016/2019 e para a consolidação de parcerias e alianças estratégicas.

Conforme Sperotto, o papel do Sebrae/RS é identificar necessidades e oportunidades para impulsionar os pequenos negócios e o desenvolvimento regional. O diretor-superintendente da instituição, Derly Fialho, acrescenta que o objetivo dos encontros realizados em todas as regiões do Estado é fortalecer o espírito do empreendedorismo em todos os setores de acordo com o cenário que se apresenta em cada localidade.

A partir da apresentação da estratégia estadual do Sebrae/RS, do perfil econômico da região e da estratégia regional, os participantes foram divididos em grupos, de forma a representar os setores do Agronegócio, Comércio, Serviços e Indústria. Ao final, as ideias foram compartilhadas e os resultados transmitidos por meio de painéis.

Até o final de junho, a instituição irá consolidar os resultados e disponibilizá-los em ambiente eletrônico para que os envolvidos ainda possam enviar sugestões.No próximo dia 19 ocorrerá o Fórum Estadual com as 15 entidades que compõem o Conselho Deliberativo do Sebrae/RS. “Em agosto, iremos preparar o Planejamento Plurianual para 2016/19 com a constribuição de um universo de 500 lideranças gaúchas”, complementou Fialho.

Os encontros foram feitos, num total de nove, nas cidades de Pelotas, Santa Maria, Porto Alegre, São Leopoldo, Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo e Ijuí, encerrando o clico em Santa Cruz do Sul.


Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul