11.06.2015
Projeto Reciclar muda hábitos na zona rural
O Projeto Reciclar + Renda + Vida busca o envolvimento de todas as localidades que formam a comunidade da E.M.E.F. Cassiano José Moralles, visando sensibilizar para a questão ambiental através de várias ações, partindo da separação do lixo, construção de artesanato com reaproveitamento de materiais recicláveis, sendo desenvolvida a partir de oficinas teóricas e práticas de Educação Ambiental.

Dentre as atividades desenvolvidas nas oficinas de Educação Ambiental, merecem destaque os mimos confeccionados por cada aluno em homenagem ao Dia das Mães, somente com material reciclado, tais como papelão, garrafa Pet, caixas de leite, jornal, folhas ofício, etc.

A oficina foi realizada com cada turma, sempre enfatizando a necessidade e a importância de destinar o resíduo (lixo), de maneira correta, seja para uso artesanal no projeto ou com destino à Cooperativa de Reciclagem, evitando o acúmulo de lixo na zona rural, com o intuito de proteger o meio ambiente.

Uma das atividades do Projeto Reciclar é a oficina de Educação Ambiental, que ocorre semanalmente, sendo com trabalhos de campo, trabalhos de artesanato e debates da questão ambiental com a utilização, principalmente, de recursos áudio visuais, ministradas pela bacharel em Ecologia, Katlhen Prestes Stracke.

O maior enfoque é no recolhimento do lixo nas comunidades de entorno da escola, onde semanalmente é feito pelo caminhão do lixo com destino à cooperativa, porém mesmo com esse recurso ainda há pessoas que não tem costume de separar o seu resíduo.“Com a sensibilização dos educandos, através das oficinas notou-se que a realidade está aos poucos mudando e que os próprios alunos estão incentivando seus familiares a enviarem materiais reciclados para a escola”, relatou o diretor Diego Guterres Silveira.

A participação do alunado nas campanhas de arrecadação de materiais a serem utilizados nas oficinas, demonstra que a questão ambiental está sendo importante na vida desses alunos e que a conscientização está a cada dia tomando o seu espaço.


Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul