06.05.2015
Prefeita e Universitários selam acordo para encerrar o semestre


Após cerca de trinta dias no impasse vivido entre a prefeita de Encruzilhada do Sul Laise Krusser e os estudantes universitários que se deslocam para Cachoeira e Santa Cruz do Sul finalmente encontram uma solução para encerrar o primeiro semestre.
Em reunião realizada na tarde da terça-feira (05) no Centro Administrativo Municipal que contou com a comissão dos estudantes universitários, Gilson Soares, Paulo Renato Morais, Candida Silveira e Mauro Szczesny, o presidente do centro, a secretária de Finanças Rejane Machado e o Procurador Nestor Langssner, secretário Geral Alaur Soares e a chefa do executivo, conseguiram construir um acordo garante o término do semestre, o executivo enviará na próxima segunda-feira (11) ao legislativo municipal projeto de lei que autoriza o repasse de R$ 50 mil, ofertados pela presidente da Câmara de Vereadores.

Assim o mandato do atual presidente do Ceue, Ítalo Andrade deve ser encerrado com o sentimento de dever cumprido, uma vez que os boletos poderão ser recalculados e voltar ao patamar bem mais baixo, e assim poder realizar as eleições para nova diretoria de forma mais tranquila.

Mas algumas alternativas apresentadas pela prefeita deverão ser analisadas pelos estudantes como o pedido de 4 ônibus para serem repassados ao centro, a realização de pregão para contratação de transporte universitário e caso os cortes nas receitas sejam maiores após a marcha dos prefeitos em Brasília, quando deverão ser retomadas as negociações para o segundo semestre, a prefeita propôs reduzir pessoal e substituir por estágio convertido em valor de repasse para o centro. Todas as propostas serão analisadas e respondidas ao executivo pelos universitários. Segundo Laise ela tem maior interesse em auxiliar os universitários, ainda mais com parecer que diz ser totalmente legal o repasse, entretanto frisou que o momento é de crise financeira e está inclusive emitindo decreto que corta gastos e deverá haver demissões.




Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Rádio Encruzilhadense/Comissão dos Estudantes Universitários