04.05.2015
Encontro‬ do TCE-RS orienta gestores municipais

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu, na quarta-feira, dia 29 de abril, cerca de 150 gestores, de 58 municípios de abrangência do Serviço Regional de Auditoria de Santa Cruz do Sul, para promover a 12ª edição do Encontro Regional de Controle e Orientação (Erco). O evento foi realizado no anfiteatro da UNISC. De Encruzilhada do Sul, participaram a secretária municipal da Fazenda, Rejane Aparecida Machado e os servidores Ronaldo Martins e Elenita Corrêa.

Na abertura, o presidente do TCE-RS, conselheiro Cezar Miola, lembrou que o evento pedagógico da Corte, que acontece há 25 anos, tem o intuito de ser um instrumento de veiculação de informações, experiências e diálogo entre o órgão de controle e os administradores e agentes públicos. Para ele, “o Erco reforça a atuação preventiva do Tribunal”. Essa iniciativa reforça uma vocação orientadora e pedagógica da nossa atuação, na intenção de oferecer orientações técnicas precisas e objetivas para atuação dos gestores e dos servidores da administração em âmbito local”, pontuou. Miola declarou, ainda, que o Tribunal de Contas deve ser um aliado dos administradores no processo de aperfeiçoamento da gestão governamental.

Durante o encontro, foram realizadas diversas palestras e debates, enfocando as tendências contemporâneas dos controles interno e externo. A atividade abordou, ainda, a racionalização da cobrança da Dívida Ativa Municipal, licitações e fiscalização de contratos, além de aspectos relevantes para o encerramento dos mandatos municipais.

Mais do que palestras técnicas, os jurisdicionados também receberam manuais e materiais pedagógicos que tratam, entre outros assuntos, da Lei de Responsabilidade Fiscal, do processo eletrônico da Corte, do novo Regimento Interno, da Cobrança da Dívida Ativa, do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e do Prêmio de Boas Práticas de Transparência na Internet.


Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul