27.04.2015
Atenção voltada ao trabalho e à educação
28 de abril de 2015 (Dia da Saúde e Segurança no Trabalho e Dia da Educação) - No dia em que a atenção se volta para o trabalho e à educação, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) anuncia a realização do 7º Ciclo de Conscientização sobre a saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, promovido com o apoio das empresas associadas e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

O 7º Ciclo de Conscientização atende aos termos dos acordos firmados perante o MPT-RS e MPT-Brasília e faz parte do programa Crescer Legal, que tem o objetivo de prevenir e combater o trabalho de crianças e adolescentes na cultura do tabaco, por meio da conscientização dos produtores integrados e da sociedade, bem como de projetos sociais no âmbito da educação e do lazer. De acordo com a legislação vigente, menores de 18 anos não podem trabalhar na cultura do tabaco.

Nas últimas edições, o evento reuniu 15 mil pessoas de 38 municípios da Região Sul do Brasil. Em 2014, o 6º Ciclo contabilizou a participação de 3 mil pessoas, 70% deles produtores de tabaco. Pesquisa realizada durante os eventos apontou que 83% dos participantes se sentiram melhor informados sobre os temas e 87% acreditam que o conhecimento sobre o assunto pode promover a mudança de atitude dos produtores na erradicação do trabalho infantil.

\"Além de produzir um tabaco de qualidade e integridade, o produtor deve também se preocupar em produzi-lo de forma sustentável, observando as boas práticas agrícolas, a preservação do meio ambiente, a sua saúde e segurança (uso do EPI e da vestimenta de colheita), bem como evitando o trabalho de crianças e adolescentes menores de 18 anos na cultura de tabaco. Este deverá ser o grande trunfo do tabaco brasileiro para se diferenciar no mercado internacional e depende exclusivamente da conscientização de toda a cadeia produtiva do tabaco\", afirma o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.

CALENDÁRIO - Em 2015 serão sete encontros em três municípios gaúchos, dois catarinenses e dois paranaenses. No Rio Grande do Sul os seminários acontecem em Paraíso do Sul, Sinimbu e Barão do Triunfo, no mês de julho, com datas a serem confirmadas. Em Santa Catarina e no Paraná, os eventos acontecem no segundo semestre; os municípios e datas serão divulgados em breve.



Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: SindiTabaco