20.02.2015
Deputados querem explicações do Piratini sobre cortes na saúde
O corte nos recursos destinados a Saúde no Estado e que pode afetar os atendimentos médicos, principalmente nas Santas Casas e hospitais filantrópicos, motivou até mesmo deputados da base aliada a cobrarem uma atitude do governador José Ivo Sartori. Sem nenhum parlamentar do PMDB no plenário para fazer a defesa do governo, coube ao tucano Jorge Pozzobom ocupar a tribuna para botar panos quentes nas acusações. A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos cobra do governo atual dívida total que chega a R$ 187 milhões.

O deputado Juliano Roso (PCdoB) já reúne assinaturas para requerimento na Comissão de Saúde da Casa para a convocação do secretário da Pasta, João Gabbardo. “Fiz o ofício e vou recolher assinaturas para que o secretário venha dar esclarecimentos sobre o pagamento dos valores em atrasos com as Santas Casas. Tenho recebido demandas neste sentido do Interior do Estado”, afirmou Roso. Segundo ele, alguns deputados já manifestaram a vontade de assinar o requerimento, que deve ser entregue na próxima semana.

O deputado Ronaldo Santini, do PTB, que oficialmente não ocupa cargos no governo, mas que apoia Sartori, foi outro a ocupar a tribuna para alertar para a situação da saúde pública no RS. Segundo o Santini, existe uma crise instaurada no setor. O parlamentar lembrou que os dirigentes das instituições filantrópicas estão buscando empréstimos pessoais para cumprir os compromissos.

“São hospitais que operam atualmente com 35% de prejuízo em seus orçamentos e a falta do repasse vai acarretar em sérias consequências para os mais de 70% dos pacientes gaúchos que dependem exclusivamente do SUS”, disse. “É preciso tratar a saúde como uma questão de Estado e não de governo. Imagine se a Santa Casa de Porto Alegre ficasse sem atender durante um dia”, reforçou Santini.

Outro deputado do PTB, Luís Augusto Lara, alertou para a situação dos hospitais de Bagé e Frederico Antunes (PP) fez o mesmo em relação ao município de Uruguaiana.



Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349


Fonte: Correio do Povo