27.01.2015
Cursos do Pronatec já formaram 196 pessoas
Tuber Mello


A quarta formatura do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) no município foi realizada dia 20 de janeiro, no Clube Encruzilhadense. Na ocasião foram entregues os diplomas para 25 pessoas que concluíram o curso de identificador florestal. As formaturas anteriores ocorreram nos dias 14 de maio, 30 de setembro e 02 de dezembro do ano passado, quando outras 171 pessoas receberam o certificado de conclusão dos cursos de cuidador de idoso, manicure e pedicure, vendedor, auxiliar administrativo, balconista de farmácia, cuidador infantil, montador de móveis e manutenção profissional.
Os formandos do curso de identificador florestal estão aptos a trabalhar no plantio e manutenção de florestas e mesmo antes da formatura, vários já estavam sendo contratados por empresa do setor.

Em Encruzilhada do Sul o Pronatec é desenvolvido em, parceira com a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social. Os cursos são totalmente gratuitos e o aluno recebe uma ajuda de custo para o lanche e transporte.
A prefeita Laíse de Souza Krusser acompanhou a formatura do curso de identificador florestal, juntamente com a secretária municipal de Cidadania e Inclusão Social, Ana Maria Batista Guterres, Ricardo Almeida, supervisor regional do Senar, Fábio Ramon, gestor do Pronatec no Senar e Daniel Andrioti, do setor de comunicação da Celulose Riograndense.

Em sua manifestação a prefeita Laíse de Souza Krusser agradeceu a parceria com o Senar e Celulose Riograndense, assim como às empresas onde foram realizadas as visitas técnicas. Ela parabenizou os formandos que aceitaram o desafio e se qualificaram. “Vocês são diferenciados”, disse a prefeita, destacando que em breve serão abertas as inscrições para novos cursos através do Pronatec.

O supervisor do Senar, Ricardo Almeida, após registrar a presença na solenidade de formatura do diretor do Sindicato Rural, Álvaro Moreira, externou sua alegria ao entregar os certificados de conclusão. Ele também parabenizou a secretária Ana Maria pela excelente equipe que comanda e agradeceu à Prefeitura pela contínua e crescente parceria que possibilita a realização, no município, de diversos cursos do Senar.

A assistente social Cleusa Müller da Rosa, em nome dos promotores do curso de identificador florestal, agradeceu às empresas que disponibilizaram suas instalações para as visitas técnicas do grupo de alunos ao longo do curso: Forjasul, Madeireira Rampanelli, Viveiro Florestal, Celulose Riograndense em Guaíba e Barra do Ribeiro, Arko Madeiras e BM Florestal. Camila Batista Silveira foi a oradora da turma.
Confira a relação dos formandos:

TURMA DA MANHÃ: Adriano de Freitas Guterres, Eltro Elias Freitas Hopp, Franciele Costa Coimbra, Jennifer Duarte Antunes, José Vanderlei Corrêa da Silva, Josiane Nunes Ferraz, Juiene Lopes Araújo, Júlio César de Carvalho, Paulo Francisco da Luz, Sander Tafarel Silva dos Santos e Tales da Silva Marques.
TURMA DA TARDE: Camila Batista Silveira, Cleide de Fátima Silva de Souza, Cleonice Aparecida Primao, Cleusa Maria Dutra Souza, Edimar de Abreu Leal, Eliane Romeiro de Oliveira, Evando Silva Nunes, Jéssica dos Santos Tavares, Jhonatan Prestes do Carmo, José Everaldo Lopes Corrêa, Josué Pilar Steyer,Lovani Bispo, Maicon Soares Fiszer e Vera Beatriz Gonçalves Rodrigues.


Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul