30.12.2014
Extintores veiculares deverão ser substituídos por modelos ABC
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu resolução que obriga os veículos automotores a circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC a partir de 1º de janeiro de 2015. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a medida garante maior segurança aos motoristas e passageiros.

De acordo com a nova resolução, os extintores com carga ABC são mais modernos e atendem todas as classes de incêndio. “O pó especial é capaz de combater princípios de incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados”, explica comunicado oficial do departamento.

No entanto, quem tem um veículos fabricados até 31 de dezembro de 2004 poderá manter o mesmo extintor de incêndio com carga de pó BC até o vencimento da validade do teste hidrostático. Será considerada infração, caso o motorista esteja circulando sem equipamento obrigatório ou ineficiente, podendo também receber multa quem estiver com o extintor inoperante ou com equipamento em desacordo com o estabelecido pelo Contran. O valor da penalidade é de R$ 127,69, mais cinco pontos na carteira de motorista. A fiscalização também poderá reter o veículo até que haja regularização.


Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349


Fonte: Correio do Povo