27.11.2014
Aluna da Dom João vence o Soletra Encruzilhada
Rodolfo Klafke

Paola Rodrigues do Carmo, 11 anos de idade e aluna da E.M.E.F. Dom João VI, localizada no Abranjo, foi a grande vencedora do Soletra Encruzilhada. A disputa foi realizada na manhã de quarta-feira, dia 26, no Clube Encruzilhadense e reuniu oito alunas. Elas representavam as escolas municipais e garantiram a presença na grande final depois de passar pelas eliminatórias em cada educandário. As estudantes do 5º ano tinham entre 10 e 14 anos de idade.

O Soletra Encruzilhada foi criado a partir de um projeto de lei do vereador Carlos Alberto Lopes Prestes (Diudio).A coordenação é da Secretaria Municipal de Educação Cultura Desporto e Juventude. A CDL, Rotay, ACI, OAB local e Grupo Altmeyer de Freitas foram os apoiadores, patrocinando os prêmios e camisetas.

A prefeita Laíse de Souza Krusser esteve no Encruzilhadense e acompanhou a abertura do Soletra Encruzilhada, juntamente com o presidente da CDL, José Antonio Carvalho de Freitas (Totonho), presidente do SInpe(Sindicato dos Profissionais da Educação), Leandro Costa da Silva e o vereador Diudio. Nas manifestações, destaque para a importância da parceria entre os setores público e privado para a realização de projetos como o Soletra Encruzilhada, por exemplo.

As oito alunas estavam acompanhadas pelas professoras. Diretores,colegas e familiares também foram torcer pelas estudantes. Alguns levaram faixas e balões. A comissão julgadora era integrada pelas professoras Sandra Costa, Sônia Soares, Maria Alzira Luz e Ana Eulina Frey. Depois dos pronunciamentos das autoridades, teve início a disputa.
Cada aluna retirava uma palavra e precisava soletrar de forma correta. Uma integrante da comissão julgadora anotava no quadro as letras mencionadas. As estudantes estava bem preparadas e a disputa foi acirrada.
Depois de várias rodadas, foram definidas as vencedoras:

1º lugar: Paola Rodrigues do Carmo, 11 anos, da Escola Dom João VI orientada pela professora Elisabeth Glaci Silva Severo. Ela ganhou um tablet e uma viagem a Gramado na companhia dos pais.

2º lugar: Adriele Costa Blumberg, 11 anos, da Escola Machado de Assis, orientada pela professora Claunice Maria da Silva Figueira. O prêmio foi um telefone celular.

3º lugar: Samira do Carmo Furtado, 10 anos, da Escola Bibiano Batista, orientada pela professora Magda La Paz Machado. Ela também ganhou um celular como prêmio.


Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul