31.10.2014
Pronto Atendimento passa para o HSB
Rodolfo Klafke
Novo PA recebe o nome de São Miguel

A partir da zero hora do dia 1° de novembro, sábado, o Pronto Atendimento (Plantão) passa a funcionar junto ao Hospital Santa Bárbara. A informação foi divulgada durante reunião na manhã da última quinta-feira no Centro Administrativo, que contou com a presença da prefeita Laíse de Souza Krusser; secretário municipal de Saúde, Francisco Isaías; administrador do Hospital, Celso Teixeira e vereadores, entre outros.

Inicialmente o PA vai funcionar numa área já existente no Hospital e que foi adequada para a nova função. Em quatro ou cinco meses estará concluído o novo prédio (ao lado do Hospital), onde o Pronto Atendimento vai funcionar em definitivo.
A reunião foi aberta pela prefeita Laíse de Souza Krusser, qualificando o episódio como histórico para a comunidade encruzilhadense. Ela agradeceu a todas as pessoas que se envolveram no longo processo iniciado há nove meses. “Trata-se de um projeto pioneiro em todo o Estado do Rio Grande do Sul e que vem despertando a atenção de vários municípios gaúchos, os quais tem nos procurado em busca de informações”, mostrou a prefeita, acrescentando no entanto que não existe uma fórmula pronta, sendo necessária a parceria entre os setores envolvidos. Com a transferência do Plantão para o Hospital, será implantada no local uma clínica voltada a consultas com especialistas. “Dessa forma nossa meta é diminuir em 80% o número diário de 80 pessoas que precisamos levar à outros municípios para consultas”, revela a prefeita. Ela ainda destacou a participação popular na votação que definiu tais especialidades.

A Prefeitura não vai diminuir os investimentos em saúde com a transferência do PA para o Hospital. O percentual mínimo da receita para a saúde é de 15% no entanto a Prefeitura já investe 25,7%.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Isaías destaca que a transferência do PA para o Hospital, vai possibilitar um importante reforço na equipe de funcionários que atuam nos ESFs. “Vamos qualificar ainda mais nossas equipes”, frisou. Ele mostrou que a futura clínica no prédio onde atualmente se encontra o PA vai atender 100% SUS. Ainda na manhã de quinta-feira, Francisco Isaías se reuniu com no Clube Encruzilhadense com os funcionários da Secretaria de Saúde, quando abordou as alterações no setor.

“Um grande desafio”: desta forma o administrador do Hospital Santa Bárbara qualificou a transferência do PA. Ele disse que existe uma grande motivação por parte da direção e funcionários do HSB, inspirados no lema dedicação à você. Celso Teixeira mostrou que inicialmente o PA vai funcionar numa área do hospital já existente, no entanto os recursos para a construção do novo prédio estão garantidos e a obra deve estar concluída em cerca de cinco meses. Entre 80 e cem pessoas devem ser atendidas diariamente no PA.



Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Encruzilhada do Sul