30.10.2014
Operação contra o abate clandestino de animais é realizada em Encruzilhada
Polícia Civil
Oito pessoas foram presas em flagrante durante as atividades que envolveram Polícia Civil, Brigada Militar, Vigilância Sanitária e Secretaria da Agricultura


Uma operação conjunta contra o abate irregular de animais foi realizada durante esta quinta-feira, 30, em Encruzilhada do Sul. A ação reuniu Polícia Civil, Brigada Militar, Vigilância Sanitária e Secretaria da Agricultura, num total de 52 policiais e fiscais envolvidos. A operação teve início ainda pela manhã e se estendeu ao longo do dia. Foram fiscalizadas sete propriedades rurais e 16 estabelecimentos comerciais da cidade, com suspeita de abate ou comércio clandestino de produtos de origem animal.

Nesses locais, foi apreendida 1,5 tonelada de produtos de origem animal, que foram destruídos. A ação busca coibir esse tipo de comércio em razão do risco à saúde pública. Uma das suspeitas é de que animais furtados (em crimes de abigeato) possam ter a carne destinada a esses pontos de venda irregular. Oito flagrantes estão sendo lavrados pela Polícia Civil do município, por crime contra as relações de consumo, e um por posse ilegal de arma de fogo. Os detidos não devem ser liberados, uma vez que o crime é inafiançável.

Segundo a delegada Luciana Peres Smith, a operação foi fruto de mais de um ano e meio de investigação, e teve como ponto de partida os altos números de furtos de animais no interior do município. \"Eu acredito que todo o trabalho foi bem produtivo, e o resultado ficou de acordo com os nossos objetivos.\" afirma a delegada.



Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Redação Portal Gaz