Página Inicial
Vem o Boi.............
18 de Fevereiro de 2015
Agora após os desfiles é a vez do boi, Bumba Meu Boi, a festa mais esperada pelos encruzilhadenses. A tradição é mantida a mais de 50 anos pela família Silveira, foram mais de 40 anos com o saudoso Tio Firminio, desde 2007 a responsabilidade é do neto Diogo Silveira Kucharski.


Confira matéria publicada no ClicRBS:


Encruzilhada do sul comemora nesta sábado a festa do bumba meu boi

Festa folclórica já foi tradicção em diversas cidades gaúchas, mas atualmente só resiste no município do Vale do Rio Pardo




Quem nunca ouviu falar do bumba meu boi? O que poucos sabem é que a folclórica festa da região nordeste do país também acontece em solo gaúcho. No Estado, a celebração que já foi comum em diversos municípios, como Porto Alegre e Santo Antônio da Patrulha, resiste apenas em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo.

Conforme manda a tradição, a festa acontece amanhã, o primeiro sábado após o Carnaval, a partir das 21h, no centro da cidade.A expectativa é reunir cerca de 8 mil pessoas.

À frente da organização da “farra” (como chamam os moradores locais) há sete anos está Diogo Silveira Kucharski, 31 anos. O técnico em segurança do trabalho assumiu o posto após a morte do avô Firmino Silveira, responsável por resgatar a cultura e que ficou no comando da festa por mais de quatro décadas.

– É um orgulho muito grande ser responsável por manter essa tradição, que se tornou ainda mais especial por ser a única do Estado – conta Kucharski.

Logo ao anoitecer já começa a função: Kucharski e outros 12 amigos se reúnem na casa do avô, onde cada um assume um personagem. Feito com uma armação de varas de ferro coberta de tecidos e chifres originais adornados, o protagonista é o boi, que vai sendo conduzido por um homem (substituído de tempo em tempo) que o carrega sobre os ombros. Ele é acompanhado do tropeiro, que comanda a apresentação, do veterinário e dos campeiros, espécies de seguranças para manter a ordem.

Grupo movimenta a cidade com a brincadeira folclórica A brincadeira começa quando o grupo parte da antiga casa de Mestre Firmino em direção à praça central da cidade. No caminho, o animal deita-se na frente de casas e estabelecimentos comerciais como se estivesse morrendo. O suposto veterinário pede contribuições, que normalmente são bebidas, para salvar o bichano.Quando o pedido é atendido, o médico simula uma injeção e o boi então dá um pulo e corre na direção de todos,fazendo o povo rir.

– É muito divertido, porque é diferente dos desfiles de Carnaval, a nossa brincadeira tem interação com o público, todo mundo se envolve – destaca Kucharski.

Ao final, uma multidão se reúne na praça,chamada de Dr.Ozy Teixeira.No local, após a chegada do boi de pano, neste ano, haverá show com a banda Made in Brasil,de São Leopoldo.

Tradição realizada em Encruzilhada do Sul há mais de cem anos, a festa foi oficializada pela prefeitura em 1991 e faz parte do calendário municipal de eventos. Em 2012, o bumba meu boi foi pesquisado pela Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) e virou um documentário.





Diferenças do boi aqui e no Nordeste

Mesmo com a mesma origem, uma mistura de tradições africanas, indígenas e europeias, o bumba meu boi que começou no Nordeste possui diferenças para a festa no Estado. Por lá, a folia costuma ser junto das festas juninas.

Em Encruzilhada do Sul, ocorre no primeiro sábado após o Carnaval. No Nordeste, a farra é mais colorida, dançada e cantada. Aqui, já foi acompanhada de instrumentos,
como a gaita, mas atualmente é quase um enfrentamento. Crianças e adultos desafiam o boi, em uma barulhenta e alegre correria.
Autor: Vanderlei SilvaComentar | Comentários (0)
Carnaval 2015: mais uma cobertura
13 de Fevereiro de 2015
A Equipe da Alegria já está pronta para contar os detalhes do Melhor Carnaval da Região. Após a comercialização dos espaços publicitários, da subida e descida de escada, passagem de fio rua a fora, testes, vamos que vamos na avenida do samba.

A parceria com à Prefeitura de Encruzilhada do Sul, com a ABK Financeira(onde estamos localizados), e, os demais patrocinadores, onde são veiculados os comerciais, na rádio e no som de rua, faremos a nossa cobertura.

Bom carnaval à todos!!!
Autor: Vanderlei SilvaComentar | Comentários (0)
Festas do final de ano
04 de Novembro de 2014
Agora o tempo voa. Faltam poucos dias para as festividades de final de ano. Compras, preparativos, presentes, etc... Para esperar o ano novo que se inicia e sempre na expectativa de boas novas!!!
Autor: Comentar | Comentários (0)
Segundo Tempo
15 de Outubro de 2014
Depois do sucesso na cobertura das Eleições 2014, já estamos preparados para o segundo tempo. Desculpem a modéstia, mas foi muito bom ter contado com a audiência da comunidade encruzilhadense, tanto pelas ondas da Rádio da Nossa Terra, quanto via a rede de computadores. A equipe da Rádio Encruzilhadense, vai novamente detalhar o encontro do dia 26 de outubro, quando os eleitores retornam as urnas, para cumprir o seu dever de cidadão.

Contamos com a sintonia de vocês. Boas eleições!!
Autor: Vanderlei SilvaComentar | Comentários (0)
Eleições 2014: Cobertura da Encruzilhadense
11 de Setembro de 2014
A Central de Eleições da Rádio Encruzilhadense faz cobertura das eleições 2014. Você está convidado a acompanhar voto a voto dos postulantes a cargos de deputados, senadores, governadores e a presidência. A equipe da Rádio da Nossa Terra, vai contar a movimentação dos eleitores em Encruzilhada do Sul, e, também, os fatos que marcam o civismo dos brasileiros.
Autor: Comentar | Comentários (0)
Encruzilhada em Destaque
11 de Setembro de 2014
O evento é idealizado pelo comunicador da Rádio Encruzilhadense, Tarcísio Rodrigues, e tem data marcada para 4 de outubro, nas dependências do Clube Encruzilhadense.

Tem por objetivo reconhecer e a Valorizar Empresas e Profissionais das mais diversas áreas de atuação.

O jantar, acompanhado de sobremesas, sob a responsabilidade de Vilma Caregnato e Equipe MC Márcia Caregnato. Atrações: Show Violinomix Douglas Mendes e Toco DJ e mais Flash Back anos 70, 80 e 90, animando a festa
Jota DJ “Uma Viajem no Tempo com as Velhinhas”.

Haverá sorteio de prêmios para homenageados e convidados.
Convites até o dia 15/09.
Contatos e Informações: 96741167.


Publicado por: Vanderlei Silva - Jornalista - Mtb. 13.349

Fonte: Rádio Encruzilhadense
Autor: Comentar | Comentários (0)
Feliz Dia das Mães!
03 de Maio de 2011
Mãe,
Você me ensinou a me importar com as pessoas,
A perceber seus sentimentos, e compreender seus problemas.

De tudo o que você me ensinou,
Estas devem ser as coisas mais importantes,
E são também as qualidades que eu mais gosto em você,

E eu só espero que as pessoas vejam o mesmo em mim...
Então, Mãe, no seu dia, eu quero dizer a você,
O quanto você significa para mim,
E não só porque você é a minha mãe,

Mas também por ser uma pessoa que eu admiro e amo muito.
Feliz Dia das Mães!


Fonte: www.belasmensagens.com.br
Autor: Comentar | Comentários (0)
Parabéns a Vocês!!!!
09 de Março de 2011
A Mimi foi quase 10 em todos os quesitos, faltou 0,5. Não lembro de ter visto algo assim no carnaval encruzilhadense. Parabéns!!! Parabéns!!!

A vice-campeão, a Palmeiras e a terceira colocada, a Mocidade Independente, da mesma forma Parabéns! Parabéns!!

O sucesso deste carnaval é das Escolas, dos Carnavalescos, da Comissão Organizadora, de todos que de uma forma ou de outra contribuiram para o brilhantismo da festa mais popular e contagiante de Encruzilhada do Sul.
Autor: Vanderlei SilvaComentar | Comentários (0)
Do Melhor Carnaval da Região para o Melhor Carnaval do Interior do RS
09 de Março de 2011
É verdade! Quem esteve na passarela do samba, ou até mesmo assistindo os desfiles das nossas Escolas de Samba, Mimi, Mocidade e Palmeiras, pode constatar que de fato temos o melhor carnaval do interior do RS.

Parabéns a todos os carnavalescos, as entidades e em especial aos foliões.

Sábado tem o Bumba-Meu-Boi e duas bandas, a Garotos dos Sonhos de Santa Cruz do Sul e a Misto Quente de Porto Alegre.
Autor: Vanderlei SilvaComentar | Comentários (0)
Equipe da alegria vai estar na avenida do samba
27 de Fevereiro de 2011
A Rádio Encruzilhadense contará os detalhes do desfile do Carnaval 2011. A transmissão começa no sábado e se estende até terça à noite quando serão conhecidos os vencedores, tanto a escola campeã e o bloco carnavalesco.

A Equipe da Alegria estará ao vivo no centro da cidade, mais uma vez há a parceria com o comércio local e a Cia do Som.

Aos todos os foliões bom carnaval!!

Sucesso para as Escolas de Samba Mocidade Independente,
Palmeiras e Mimi. Da mesma forma aos blocos carnavalescos G9, Halterocopistas e Garrafa Vazia.

Nos encontramos na passarela do samba!!


Autor: Vanderlei SilvaComentar | Comentários (0)
« Posts mais antigos